Hacker Cidadão 7.0 - Redução de Acidentes de Transportes Terrestres e Melhorar a Vacinação da População

Temáticas

Redução de Acidentes de Transportes Terrestres e Melhorar a Vacinação da População

Redução de Acidentes de Transportes Terrestres

Os acidentes de trânsito constituem um problema de saúde pública na escala mundial que necessitam de prevenção eficaz e sustentável, não apenas por seus impactos nas taxas de mortalidade, mas também por ocasionarem custos sociais e econômicos relevantes, tornando-se um importante desafio aos serviços de saúde pela sua magnitude.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como "Década de ação para a segurança no trânsito". Nesse contexto, em 2010, a OMS inicia a construção de um projeto para a prevenção de lesões e mortes no trânsito. No Brasil, recebeu o nome Vida no Trânsito, cujo objetivo é promover ações integradas para redução dos acidentes graves e fatais, utilizando uma abordagem sistemática e integrada para estabelecer uma cultura avançada de segurança viária e tendo como a principal meta reduzir o número de óbitos por acidente de trânsito a cada ano.

Em Recife, o projeto foi implantado com a constituição do Comitê Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito (COMPAT). Desde então, vem se unindo esforços para o desenvolvimento de ações integradas no âmbito da produção de informações e análise dos casos fatais, execução de atividades educativas e ações de fiscalização.

Atualmente, o COMPAT, por meio das comissões de informação e análise de casos fatais, vem realizando análise sistemáticas da situação de óbitos, identificando o perfil da vítima, informações sobre o acidente, fatores de risco e comportamental associados ao acidente, gerando inclusive recomendações para os órgãos responsáveis por intervenções no trânsito.

Os registros relacionados aos Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na cidade do Recife podem ser realizados por mais de um órgão público, tais como: CTTU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde através do SAMU e sua Rede Hospitalar, entre outros. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) implantou em 2010 a Vigilância Sentinela de Acidente de Transporte Terrestre (VIGSATT), estratégia pioneira de conhecimento e monitoramento do perfil das vítimas de acidentes de transporte terrestre (ATT) atendidas nas unidades sentinelas, unidades hospitalares da rede de urgência do estado (atendimentos de ortopedia e/ou traumatologia).

Entretanto, os registros são realizados por diferentes atores com metodologias, objetivos, conceitos distintos e em diferentes momentos, desde o atendimento da ocorrência, com ou sem vítimas até a entrada destas na rede hospitalar. Desta forma, há uma situação de incompatibilidade, sobreposição e omissão de dados, assim como uma incompatibilidade relacionada à frequência de coleta de dados relacionados aos Acidentes de Transporte Terrestre, gerando uma dificuldade dos órgãos públicos em obter informações precisas para análise, construção de indicadores e planejamento das políticas públicas de redução desses acidentes, com vistas à promoção da saúde e cultura de paz no trânsito.

Para conhecer melhor a magnitude da problemática das lesões e óbitos no trânsito e seus principais fatores de riscos se faz necessário a consolidação de uma base de dados que integre os registros da Saúde, Polícia Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito, entre outras. E um dos grandes desafios para a obtenção dessa base integrada consiste na obtenção dos dados de forma contínua e em tempo oportuno.

O desafio consiste em propor soluções para coleta, integração, compatibilização, complementação, georreferenciamento e disponibilização dos dados referentes aos acidentes de transportes terrestres, desde o atendimento da vítima no local do acidente até sua entrada na rede hospitalar, tanto na cidade do Recife, como na região Metropolitana, facilitando o acesso e gerando informações qualificadas de modo que seja possível subsidiar os gestores públicos na proposição de intervenções e na orientação da população.

A Prefeitura do Recife disponibiliza no Portal de Dados Abertos do Recife um conjunto de dados relacionados ao trânsito, inclusive os dados dos acidentes de trânsito registrados pela equipe da CTTU.

Além dos dados disponibilizados pela Prefeitura do Recife, estão disponíveis também no Portal de Dados Abertos, neste caso durante o período do Hacker Cidadão, as seguintes informações:

  • SAMU
  • Polícia Militar
  • Dados da Rede Hospitalar (Unidades Sentinela)

São 17 as Usiatt (unidades hospitalares), utilizando o Sinatt: Hospital Otávio de Freitas, Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Dom Hélder, Hospital Miguel Arraes, Hospital João Murilo de Oliveira, Hospital Regional José Fernandes Salsa, Hospital Regional Dr. Sílvio Magalhães, Hospital Regional do Agreste, Hospital Regional Dom Moura, Hospital Regional Ruy de Barros Correia, Hospital Regional Inácio de Sá, Hospital Universitário de Petrolina, Hospital Regional Fernandes Bezerra, Hospital Regional Emília Câmara, Hospital Regional Agamenon Magalhães, Hospital Regional Belarmino Correia.

Melhorar a Vacinação da População

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência mundial. O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no Calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos poucos países do mundo que oferecem, de maneira universal, um rol extenso e abrangente de Imunobiológicos.

"Pela primeira vez, o Zé Gotinha não sorri. A personagem — conhecida pelo sorriso simpático que a torna cativante para as crianças, desde que foi criada, em 1986 — aparece com a expressão triste e preocupada nas peças publicitárias da campanha divulgada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2018. O motivo: as baixas coberturas alcançadas para as principais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação representam uma ameaça real de retorno de doenças comuns no passado, como o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). As feições descontentes da personagem traduzem uma inquietação que também incomoda profissionais e estudiosos da saúde: por que o Brasil — que tem um Programa Nacional de Imunizações (PNI) reconhecido internacionalmente — vive um contexto em que aumenta a parcela da população sem vacinação adequada?" (Radis, janeiro 2019)

O PNI tem vivenciado grande desafio com relação às coberturas vacinais que vem apresentando queda nos últimos anos. Desde a década de 1990 as coberturas vacinais infantis estavam alcançando as Metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, proporcionando o controle das doenças imunopreveníveis. A partir de 2016 estas coberturas começaram a cair acentuando-se de 2016 a 2018 trazendo de volta doenças extintas e toda problemática de saúde pública que acarretam.

As baixas coberturas é um retrocesso significativo na área de saúde pois a vacina é a principal ferramenta que contribui para o aumento da expectativa de vida da população. O recrudescimento no Brasil de doenças que já estavam erradicadas, tal como o sarampo, nos leva a investigar as causas deste fenômeno e a buscar soluções para manter e ampliar o percentual da população vacinada, assim como a engajar a população no esforço para reduzir a ocorrência de doenças que podem ser evitadas com a ampliação da cobertura da vacinação.

O avanço do PNI paradoxalmente trouxe consigo desafios inerentes à sua evolução, pois o controle das doenças, devido às altas coberturas vacinais, influencia a baixa percepção dos riscos e benefícios para se vacinar: O PNI imunizou amplamente a população que hoje está com 30, 40 e 50 anos de idade, devidamente vacinada na infância, quando doenças como sarampo e poliomielite eram visíveis e a preocupação em vacinar as crianças era maior. Hoje como a doença desapareceu os pais que foram beneficiados pela vacina e que, por isso, não conviveram com a doença, muitas vezes não percebem a importância da imunização. Por isso é importante mostrar que as doenças ainda existem e que, portanto, é primordial a vacinação.

Outros fatores que podem influenciar a queda de cobertura é a implantação do novo Sistema de Informação do PNI: antes alimentado pelas doses aplicadas, passando para o registro nominal, identificando não apenas a localidade mas quem são as pessoas, idade, sexo, etc. Essas informações são fundamentais para o planejamento das ações do Programa. Contudo, seria importante um esforço para que as informações pudessem ser articuladas com a Base do sistema de Nascidos vivos (SINASC) o qual já contribuiria para monitoramento e busca ativa do cidadão, agilizando o tempo de preenchimento do SISPNI e o monitoramento das coberturas vacinais.

E por fim os Movimentos anti-vacinais crescentes e fortalecidos pelo aumento de informações de Saúde incorretas compartilhados especialmente na internet que dissemina inverdades/boatos (fakenews) sem fundamentação científica: Estes movimentos questionam a eficácia e a formulação das vacinas assim como o interesse financeiro da indústria farmacêutica, destacando a opção de “outras formas de proteger a saúde”. Estes questionamentos influenciam a população deixando dúvida nos usuários.

A hesitação vacinal tem se tornado cada vez mais evidente com determinantes bastante complexos pois envolvem aspectos culturais, sociais e econômicos que variam inclusive por tipo de vacina.

O desafio, portanto, é propor soluções para conscientização da população, apoio no processo e nas políticas públicas de vacinação, ampliação de percentual de cobertura de vacinação da população, divulgação das ações de vacinação e engajamento da população nas ações de vacinação.

No Portal de Dados Abertos do Recife, podem ser encontrados os seguintes dados que podem auxiliar no entendimento do problema e na proposição de soluções:

Na imprensa, recomenda-se a leitura das seguintes matérias que abordam este tema

Na literatura, recomenda-se a leitura dos seguintes artigos

Sobre o evento

O Concurso ocorrerá durante o evento REC'n'Play. Sendo o Hacker Cidadão 7.0 no Porto Mídia, localizado na Rua do Apolo 181, Recife Antigo. Local: Portomídia

A maratona tem início dia 04 de outubro de 2019 às 09h e vai até o dia 05 de outubro de 2019 às 16h.

Para outras informações referentes ao evento só acessar o site do concurso do Harcker Cidadão 7.0