Perguntas frequentes

O que são Dados Abertos?

Dados Abertos são dados que são livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Na prática, a filosofia de dados abertos estipula algumas restrições tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina.

Todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los. Para saber mais, conheça as leis e os princípios dos dados abertos.


Por quê abrir os dados?

Dados abertos, especialmente dados abertos governamentais, são um recurso enorme e ainda pouco explorado. Muitas pessoas e organizações coletam uma ampla gama de dados para realizar suas tarefas. O governo é particularmente importante nesse sentido, tanto por causa da quantidade e centralidade dos dados que coleta, quanto porque os dados de governo são públicos, conforme a lei, e portanto podem ser abertos e tornados disponíveis para que outros os utilizem. Porque isso é interessante?

Há muitas áreas onde dados abertos têm valor e exemplos de como eles são usados já existem. Há também muitos grupos de pessoas e organizações que podem se beneficiar da disponibilidade de dados abertos, incluindo o próprio governo. Ao mesmo tempo, é impossível prever precisamente como e onde o valor será criado no futuro. A natureza da inovação é tal que os novos descobrimentos frequentemente vêm de locais improváveis.

Já é possível apontar muitas áreas onde os dados abertos governamentais estão criando valor. Algumas dessas áreas são:

  • Transparência e controle social
  • Participação
  • Auto-empoderamento
  • Melhores ou novos produtos e serviços particulares
  • Inovação
  • Serviços públicos mais eficientes
  • Serviços públicos mais eficazes
  • Avaliação do impacto das políticas
  • Produzir novos conhecimentos a partir da combinação de várias fontes de dados e enxergar padrões em grandes volumes de dados


Quem desenvolveu o Dados Recife?

O projeto é coordenado pela Empresa Municipal de Informática (EMPREL) da Prefeitura do Recife. Contamos com a participação de diversas secretarias e órgãos da administração municipal, bem como da academia através da Universidade Federal de Pernambuco.


Como eu utilizo o Dados Recife?

Utilize as diversas ferramentas de navegação para encontrar o conjunto de dados que você procura. Além das ferramentas disponíveis na página principal, a página Conjunto de Dados contém mais ferramentas para sua busca por dados: etiquetas, grupos e formatos. Você também pode utilizar a caixa de busca para consultar algo mais específico.


O que fazer se o dado de meu interesse não estiver disponível?

O Portal Dados Recife está em constante evolução, e novos dados serão liberados periodicamente. Para sugerir a abertura de novos conjuntos de dados, utilize o formulário “Contatos” deste portal. Caso deseje realizar uma solicitação formal, utilize a opção de pedido de informação disponível no Portal da Transparência.


O que são metadados?

Metadados são geralmente descritos como dados sobre dados. Metadados são essenciais na organização e classificação de conjuntos de dados. Todo conjunto de dados estruturado faz uso de metadado para descrever a estrutura e os tipos de dados contidos no conjunto.


O que são conjuntos de dados e recursos?

Os dados catalogados no portal estão organizados utilizando as estruturas de conjuntos de dados e recursos. Os conjuntos de dados são as entidades principais retornadas a partir das buscas. Cada conjunto de dados possui uma descrição, um ou mais recursos, e uma série de outros metadados, como periodicidade de atualização e órgão responsável. Cada recurso compreende uma fonte de dados. Pode ser uma planilha, um método de webservice ou um documento. A princípio cada recurso poderia se catalogado como um conjunto de dados separado, porém é preferível que os recursos sejam agrupados, sempre que forem oriundos da mesma base de dados, ou possuírem metadados em comum, para facilitar a busca e o entendimento de seu conteúdo.


De onde devem vir os dados?

Os dados devem vir de seus “donos” ou guardiões, sejam eles organizações privadas ou públicas. Se os dados são de governo, a sua publicidade em muitos casos é estabelecida por lei, como no caso do Brasil com a obrigatoriedade de publicização das receitas e despesas para todos os órgãos públicos.


Como deve ser a alimentação de dados?

Os dados, além de disponibilizados em banco de dados internos, que só o governo pode visualizar, também podem ser oferecidos em formatos abertos na Internet, para que exista reutilização das informações de maneira simples pela sociedade.


Quais são os formatos?

Assim como os dados, os formatos devem ser abertos, para que não exista dependência tecnológica no acesso aos dados. Há sempre uma alternativa a qualquer formato proprietário. Um exemplo muito comum de uso de formato proprietário é oferecer dados em planilhas Microsoft Excel. Uma alternativa em formato aberto seria o CSV.

csv
Não há uma especificação formal deste padrão, porém o formato de arquivo CSV armazena dados tabelados em um arquivo de texto cujos valores são separados por um delimitador comum. Usar um arquivo CSV é muito simples, além de ele ser suportado por quase todos os editores de texto, planilhas eletrônicas e bancos de dados disponíveis no mercado.Para se distribuir dados governamentais, a sugestão é utilizar, na primeira linha (cabeçalho), o nome das colunas dos dados que estarão dispostos no arquivo.

Um exemplo:

EMPRESA,CNPJ,TELEFONE,ENDEREÇO,CEP
Empresa de exemplo, 0000-0000-0000/0000-1, 1234-1234, Rua exemplo, 42420-123
Empresa de exemplo 2, 0000-0000-0000/0000-2, 1234-1234, Rua exemplo, 42420-123

json
JavaScript Object Notation (JSON) é um formato de texto para a serialização de dados estruturados. É derivado dos objetos literais do Javascript, como definido no ECMAScript Programming Language Standard) JSON pode representar quatro tipos primitivos (strings, números, booleanos e nulos) e dois tipos estruturados (objetos e arrays).
O objetivo do projeto de JSON foi construir um formato que seja sucinto, portátil, textual, e um subconjunto do JavaScript.

rdf
Trata-se de uma linguagem para representação de informações na Internet. São arquivos baseados em metadados, com o objetivo de criar um modelo de documento no formato XML com semântica.
Com os dados estruturados, a utilização de linguagens para consulta pode auxiliar muito quem quer pesquisar ou referenciar dados contidos em documentos que estejam na Internet. Uma dessas linguagens é a SPARQL.
Em alguns casos, há dificuldade técnica para implementação, pois os dados já estão formatados em um determinado padrão, ou em um banco de dados que não oferece uma maneira trivial de serializar os dados. Porém existe uma diversidade de tecnologias, disponíveis na própria Internet, para facilitar este trabalho.
Um exemplo muito bom é o projeto D2R Server, que trabalha como uma camada na frente de um banco de dados relacional, oferecendo dados em RDF e a capacidade de realizar consultas em SPARQL.
A importância de se ter arquivos em RDF é usufruir do conceito principal do design deste framework, baseado em URI e XML. Ou seja, documentos RDF podem ser de utilização simples e com uma organização de dados unificada.


Existe um padrão para os dados?

Na Internet, existem ótimos padrões, como o RDF, que define uma estrutura baseada em URI (a localização dos arquivos na web) e em XML (como o documento será estruturado).
Além de oferecer os arquivos em formato RDF, é interessante que eles também sejam disponibilizados em outros formatos de fácil manipulação por humanos, como o CSV.


Qual a diferença deste portal para os portais de transparência?

Os portais da transparência se referem à transparência da gestão fiscal, apresentam informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em outras palavras, os portais de transparências têm o objetivo de aumentar o controle das despesas e receitas no governo.
O portal Dados Recife tem o objetivo de ser o ponto único referencial para a busca e o acesso à dados públicos da cidade do Recife, de todo e qualquer assunto ou categoria. Ele é um serviço simplificado que organiza e padroniza o acesso aos dados públicos, primando pelo reuso dos dados e o uso de tecnologias modernas.