Malha Cicloviária do Recife

O Conjunto de dados contém os dados georreferenciados da malha cicloviária do Recife. São 225,5 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade, sendo 191,5 km permanente e 34 km de rotas operacionais que funcionam aos domingos e feriados. Os dados estão descritos nos formatos geojson,csv e pdf,

Ciclovia: são vias cicláveis em que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos, permitindo o funcionamento mais seguro. Um exemplo de ciclovia é o equipamento implantado ao longo de toda a Avenida Boa Viagem.

Ciclofaixa: são faixas exclusivas para a circulação de ciclistas, que não possuem divisão física. A separação com a pista de rolamento comum é realizada através da implantação da sinalização horizontal e de “tachões”. É importante que os motoristas se mantenham atentos para trafegar somente nos espaços permitidos, evitando, dessa forma, qualquer risco de acidente.

  • No Recife, as ciclofaixas que funcionam aos domingos e feriados se caracterizam como Ciclofaixas Operacionais. Trata-se de percursos implantados temporariamente, inseridos no projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer. Nesse caso, além da sinalização horizontal, a separação é realizada através de cones. Esses dados não estão contemplados nesse conjunto de dados.

Ciclorrota: são trechos compartilhados por bicicletas, carros, ônibus e motos, com sinalização vertical indicativa para que os motoristas fiquem atentos ao trânsito de ciclistas. Nesse caso, não há separação física ou sinalização horizontal implantadas na rota.

Penalidades: Os veículos automotores não podem trafegar nem estacionar nas áreas demarcadas para os ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a ciclovia ou ciclofaixa é uma infração grave, ocasiona multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (artigo 181, inciso VIII). Já transitar com o veículo pela ciclovia é uma infração gravíssima, com multa de R$574,62 e a inserção de sete pontos na CNH (artigo 193).

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte CTTU
Autor CTTU
Mantenedor EMPREL
Versão 1.0
Última Atualização 22 de Fevereiro de 2024, 14:50 (BRT)
Criado 6 de Junho de 2019, 10:10 (BRT)
Categoria http://vocab.e.gov.br/id/governo#infraestrutura-urbana
Fonte Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife - CTTU
Frequência de atualização Semestral
comments powered by Disqus